terça-feira, 8 de março de 2011

Coco Chanel, Zuzu Angel, Consuelo Nasser e Chico Buarque...moda e o dia internacional da MULHER!



Resolvi homenagear 3 grandes mulheres que contribuíram para a moda, a internacional Coco Chanel, nossa Zuzu Angel - "madeinBrasil" - e a goiana Consuelo Nasser, ela que foi jornalista, fundadora do Cevan(Centro de Valorização da Mulher) e se não me engano nasceu em Caiapônia e residiu em Goiânia. Consuelo não sei se contribuiu para a moda - especificamente - mas criou um órgão de apoio a mulher goianiense e merece todo nosso respeito, quer atitude de moda melhor que essa? Corrijam-me se eu estiver errada!


Vamos as nossas homenageadas:


Gabrielle Bonheur Chanel, (Saumur, 19 de agosto de 1883 - Paris, 10 de janeiro de 1971), mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.
Vem de família humilde, tentou ser uma grande cantora mas os destinos da vida a fez conhecer pessoas influentes e a se lançar mundialmente ao mundo da moda, acho que qualquer leigo conhece o nome CHANEL! Pioneira, a primeira mulher a usar calças (antigamente mulheres só usavam saias e vestidos!).



Zuleika Angel Jones, a  Zuzu Angel, (Curvelo, 5 de junho de 1923 — Rio de Janeiro, 14 de abril de 1976) foi uma estilista brasileira, mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Ildegard Angel.
Mudou-se para o Rio de Janeiro, começou a costurar para familiares próximos.Nos anos 70 abriu uma loja em Ipanema e logo ficou conhecida mundialmente!
O drama maior dessa mulher é a tortura e morte de seu filho Stuart. A partir daí, Zuzu entraria em uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart. Essa luta só terminou com sua morte, ocorrida na madrugada de 14 de abril de 1976, num acidente de carro na Estrada da Gávea, à saída do Túnel Dois Irmãos (RJ), em circunstâncias então mal esclarecidas.

Como já citado acima, nossa 'conterrânea" Consuelo Nasser, fundadora do Cevan.
"O CEVAM nasceu de uma iniciativa de sua fundadora Consuelo Nasser, que visava proteger e amparar mulheres vítimas de violência doméstica. Porém, com o passar do anos, a história mudou - assim como a sociedade e a relação dela com esta violência. Hoje, grande parte das ações desenvolvidas em nossa ONG são voltadas também à recuperação de crianças e adolescentes agredidos, abusados ou abandonados. Por isso precisamos cada vez mais de apoio voluntário."
Consuelo faleceu em 2002.

Picture by Giovanna Batista


Por fim deixo essa imagem inspirada na elegância das mulheres francesas (País de Chanel). As francesas são famosas por se vestir bem, no mundo todo. Deixo também a letra da música: Angélica, por Chico Buarque para Zuzu Angel.
Salve-salve e feliz dia Internacional das mulheres!

Angélica

Chico Buarque

Composição: Miltinho/Chico Buarque
Quem é essa mulher
Que canta sempre esse estribilho?

Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse lamento?

Só queria lembrar o tormento
Que fez o meu filho suspirar

Quem é essa mulher
Que canta sempre o mesmo arranjo?

Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu corpo descansar

Quem é essa mulher
Que canta como dobra um sino?

Queria cantar por meu menino
Que ele já não pode mais cantar

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse estribilho?

Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar



As fontes e imagens são do Wikipedia, google imagens e do site do Cevam: http://www.cevam.com.br/cevam


3 comentários:

Rebeka Cris disse...

Muito linda essa homenagem!
parabéns para nós mulheres de flores e aço!
rebeka

Giovanna Batista disse...

Obrigada Rebeka, ficamos felizes com os comentários em nossa página, sempre que puder venha nos visitar, nosso objetivo é falar sobre moda, principalmente moda, foto e alguma coisinha de música.Tudo numa linguagem simples.
Nos siga aqui e no twitter: @Circuitofashion

Recomende aos amigos!

Anônimo disse...

Bonito, as mulheres mereçem
:D